sábado, 24 de abril de 2010

Let's Get Physical

por Bernardo Mamede
A Vogue Korea de abril está repleta de espírito esportivo. Dois editoriais presentes na revista mostram que apostar nos esportes pode ser garantia certa de vitória. Em ambos, o minimalismo nos cenários domina, deixando espaço para que as sobreposições, inspiradas principalmente no futebol americano e no basquete, possam ganhar destaque.
::
Editorial Wildcats, com Han Hye Jin
Fotografia de Hong Jang Hyun
Os tons mais neutros são a regra e a mistura de diferentes tecidos garante modernidade às produções. As sobreposições inovam ao propor variadas formas de uso de jaquetas e casacos e ao colocar itens usados pelos esportistas juntamente com roupas cotidianas.
::Editorial Who's Got The Power, com Lee Hyori
Fotografia de Hong Jang Hyun
A mistura de peças mais street wear e fitness wear com vestidos mais delicados e românticos é o grande diferencial do editorial. Embora o cenário seja bem minimalista, a interação de Lee Hyori com a bola e a cesta de basquete confere um estilo bem mais urbano a esse photoshoot do que ao primeiro.
:: ::
Aproveitando o clima esportivo dos dois editoriais da Vogue Korea, que tal falarmos dessa tendência "saudável" dentro do universo fashion?
::Os esportes tornam-se pauta principal das matérias jornalísticas (a Copa do Mundo 2010 já está quase aí) e matéria-prima para as experimentações criativas dos envolvidos no mundo da moda, que deve cumprir sua função de expressar o que é novo e atual dentro da contemporaneidade. Criando novas maneiras de entender essas mudanças sociais, pensa em formas atraentes de mostrá-las ao consumidor, cabendo aos criadores, verdadeiros pensadores do espírito de sua época, o Zeitgeist bradado por alguns, e os mais influenciados pelas mudanças percebidas no meio que os rodeia, absorver essas mudanças e transformá-las em produto de moda. A aura esportiva, utilitária e prática, ganha ares de sonho e de glamour com as releituras fashion que têm se espalhado mundo afora em criações e em editoriais. Por outro lado, na área dos esportes, tecidos tecnológicos prometem facilitar os movimentos dos esportistas e garantir melhor desempenho físico. Por trás de tudo isso, o desejo, por parte do mundo da moda, de manutenção de seu status como leitor de tendências e de aproximação com a realidade do consumidor.
::
A seguir algumas criações bem interessantes em que o mundo dos esportes mistura-se ao mundo da moda
::
Dois Alexandres e duas coleções Spring/Summer 2010 inspiradas nos esportes made in USA. A 1ª foto é do Alexandre Hercovitch e a 2ª, do Alexander Wang. Incrível como similaridades podem resultar em coleções tão diferentes. As silhuetas bem marcadas, com ombros em destaque, são a maior semelhança entre os dois.
::
Alicia Buczman para Marie Claire Brasil de dezembro de 2009. Aqui, a academia encontra a discoteca em looks repletos de cores flúor e paetês. Um editorial glam se desenrola em meio ao clima esportivo e à malhação, em que silhuetas variadas e materiais diferenciados surgem como alternativas não só para os momentos de exercitar-se mas de cair na balada. Alguns destaques: o hair (um topetão em que o rockabilly aparece em uma revisitação mais futurista e andrógina), o make (uma tendência alien se manifesta em sobrancelhas apagadas, face pálida, lábios nude e olhos bem marcados com sombra néon) e o styling (a tríade glam+esporte+futurismo se une e se mistura em peças, que vão de Alexandre Hercovitch e Glória Coelho às leggings "safadas" da American Apparel.).::
Karlie Kloss para a Vogue China de fevereiro. Mais uma vez as sobreposições reinam em looks que combinam praticidade e sensualidade, abusando de statement jewelry. O cenário minimalista, desgastado e em tons terrosos faz com que o editorial da Vogue Korea fique um pouco com cara de copy-paste, mas pode-se, pelo menos, apontar a diferença quanto à mulher representada por Karlie Kloss no editorial: enquanto Han Jye encarna uma mulher masculinizada, coberta por sobreposições que encobrem, muitas vezes, a sua silhueta e apresentando-se em poses mais "agressivas", Kloss mantém sua feminilidade em looks mais justos e em posições mais "delicadas" e mais "sedutoras".
::
Natasha Poly para a Vogue Italia de março, fotografias de Craig Mcdean. Mais uma vez o neon surge no hair e make e, devo dizer, gostei do degradê colorido nas madeixas (ah, também notou o esmalte flúor nas unhas?). Assim como na Vogue Korea (nada se cria, tudo se relê no mundo da moda), o mix de peças práticas e utilitárias do fitness wear com peças mais clássicas e de texturas mais delicadas é a bola da vez em um editorial que evoca o esforço e o treino dos atletas, mas com muitas cores e um leve ar alien no meio.
::
Eniko Mihalik toda suada e trabalhada na academia e no Photoshop na Gentlewoman Issue Spring 2010. O ensaio apresenta imagens de forte inspiração retrô, puxando para uma tendência anti-moda, apresentando a modelo em situações mais realistas e banais em um cenário do cotidiano, aproximando as fotos mais da realidade e menos do imaginário glamourizado corriqueiro.
::
A Vogue US de maio traz um editorial, fotografado por David Sims, com diferentes estilos femininos baseados na história norte-americana, não sendo necessariamente um editorial de direcionamento esportivo, mas, ao ver essa garota usando look Alexander Wang SS 2010, não pude deixar de sentir a essência sporty no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário