domingo, 4 de abril de 2010

In Your Waves

A natureza está em pauta. O Eco-futurismo vem tomando espaço e chamando a atenção na produção cultural dos dias de hoje, refletindo as mudanças naturais percebidas nos últimos anos. A questão do desperdício da água é uma das mais discutidas atualmente. Constituinte básico dos organismos, formador e gerador de vida, o elemento H2O é místico por sua constituição e por seus mistérios. Cientistas buscam uma forma de quebrar a molécula da água e, dessa forma, garantir um futuro mais seguro para humanidade. Porém, enquanto tais objetivos não são alcançados, os seres humanos esperam resultados e se voltam, apreensivos, para a natureza, sem saber do que dela podem esperar. Os mares tornam-se objeto de fascínio e medo, fornecedores de riquezas e causadores de destruição.
Refletindo esse pensamento, a coleção SS2010 de Alexander Mcqueen, que recriou um instigante universo submarino nos moldes da lendária Atlantis, levou todos para o fundo do mar com roupas incríveis, que misturavam o aquático e o alienígena de maneira sinérgica e bem construída. O filme Avatar, de James Cameron, trata das diferenças entre espécies e cria a civilização navii (que são verdadeiros Smurfs super desenvolvidos), que vive em harmonia com a natureza. As mudanças climáticas no mundo todo vêm trazendo à tona a urgência de mudanças com relação à nossa interação ambiental.
Agora é a vez da Vogue Nippon de maio mostrar a sua visão de um futuro submerso, em que a modelo Alla Kostromicheva (duvido alguém falar o sobrenome dela três vezes seguidas) surge como uma habitante de Atlantis, no que parece (talvez) uma homenagem a Mcqueen, falecido há quase dois meses.
Criando um magnífico cenário submerso, as imagens são de tirar o fôlego (permissão para trocadilho). A fotografia de Solve Sundsbo produz efeitos incríveis, em que a movimentação fluida da modelo cria um espetáculo visual de pura poesia. Alla parece uma ninfa etérea dos mares, usando peças principalmente da coleção de Mcqueen, que criam vida nesse universo aquático.
O brilho das peças da Miu Miu também aparecem, juntamente com peças da Versace e da Balmain. Simplesmente inspirador.

:: Não é a 1ª vez que a equivalente japonesa de uma publicação bem estabelecida no mercado editorial usa o fundo do oceano para criar imagens mágicas e encantadoras. Na Número Tokyo#15, Marcelina Sowa surgiu como uma fada do fundo do mar nas fotos belíssimas de Alix Malka. No editorial, intitulado Subaquatic Beauty, a movimentação dos vestidos, permitida pela submersão, criou verdadeiras formas de seres aquáticos, fazendo Marcelina muitas vezes se assemelhar a uma anêmona, a uma água-viva ou a um conjunto de recifes. Simplesmente incrível.::

Um comentário:

  1. Esses editoriais embaixo d'água são muito interessantes. A produção deles é incrível!

    ResponderExcluir