segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Músicas contagiantes, energia de sobra e vontade de se divertir. O que eu falei resume bem o trio agitado do The Grates. Vindos da Austrália, Patience Hodgson (já está no hall das minhas cantoras favoritas), John Patterson e Alana Skyring já se conheciam desde moleques quando resolveram formar uma banda meio que de brincadeira.

As coisas, porém, pareciam estar destinadas a mudar para os três quando mandaram uma fita demo para uma estação de rádio australiana voltada ao público jovem, a Triple J. Desde então, já lançaram dois álbuns super bem recebidos pela crítica da sua terra natal, "Gravity Won't Get You High", lançado em 2006 e o "Teeth Lost, Hearts Won", lançado em 2007. (como diria o menino chato do anúncio de TANG, "quero mais".).
O que também é legal sobre o pessoal da The Grates é o estilo relaxado e "we just wanna have fun" que eles passam. Todos os três estão envolvidos no mundo das artes, por isso o aspecto visual da banda é cuidado por eles mesmos. Das capas de CDs às estampas das camisetas, tudo é feito pela galera da banda (achei emocionante).

Alguns pôsteres da banda (só pra dar uma amostra do que eles fazem..além de música, claro!)

Os clipes têm esse espírito bem Do It Yourself, do tipo que precisou mais de criatividade e bom humor para ser feito do que dinheiro. Os vídeos criados para os singles "Burn Bridges" e "Aw Yeah" (não sei o porquê, mas esse vídeo gritava Florence and the Machine! para mim.), ambos do segundo álbum da banda, por exemplo, são um show à parte de loucuras. Super coloridos, vibrantes, bizarros e com um quê de brincadeira, lembram um pouco o estilo dos primeiros clipes do Cansei de Ser Sexy injetados com a adrenalina rock n'roll da Yeah Yeah Yeahs e da The Gossip. E esses dois são apenas um pequeno exemplo, porque eles têm muito mais vídeos lançados (mas, dessa forma, ficaria um post gigantesco só pra falar sobre cada um.).Por sinal, dizem que as performances ao vivo da Patience são conhecidas por serem cheias de animação.

Clipe "Burn Bridges"

Clipe "Aw Yeah"

E falando em Patience Hodgson, a vocalista do The Grates tem tudo para ser apontada como promessa do rock daqui a pouco. Com uma voz bem a cara do pós-punk, além de ser eletrizante em suas apresentações, Hodgson parece prover de um estilo destinado a ser tido como "cool", "hype" e outras denominações de revista especializada cansada de adjetivar artista novo. Ela é um liquidificador cheio de referências ligadas a outras cantoras já bem conhecidas do povo que curte rock/eletropop/indie/afins. Como ficar falando cansa às vezes (nesse caso, escrevendo), abaixo um quadro que resume bem algumas características que a Patience possui em relação a outras cantoras que a tornam um possível objeto de "musificação" (musa+mistificação, entendeu o neologismo?).

E só um PS... Quer prova maior de que Patience Hodgson e Florence Welch compartilham do mesmo modo excêntrico de se vestir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário