terça-feira, 13 de outubro de 2009

Coco Chanel, musa dos cinemas

A onda Coco Chanel promete invadir os cinemas brasileiros como uma Tsunami (trocadilhos toscos, a revanche). O filme "Coco antes de Chanel" (com a adorável Audrey Tautou) já tem estreia para o dia 30 de outubro nos cinemas e mais um filme sobre a vida de Coco Chanel estará chegando na tela grande (por aqui, eu não sei quando, mas um dia chega.).
Em "Coco Chanel & Igor Stravinsky", do diretor Jan Kounen, a trama se concentra no polêmico caso entre a icônica estilista francesa e o compositor russo, conhecido pela composição musical no inovador balé "Rito da Primavera". A película, que encerrou o Festival de Cannes desse ano, é baseada no romance "Coco and Igor", de Chris Greenhalgh (que escreveu o roteiro para o filme) e tem como cenário a Paris da década de 20.

Vemos uma Coco mais madura (interpretada pela belíssima Anna Mouglalis), prestes a criar a mais mítica fragância de todos os tempos, o CHANEL nº 05. Pelo trailer dá pra ver que a fotografia é primorosa, a iluminação pálida que compõe os cenários cria imagens delicadas, sutis e contribui para a construção da atmosfera de sedução (e também de tensão) do filme.

Não é de se surpreender se pensarmos que o filme teve supervisão do cabeça atual da Chanel, Karl Lagerfeld, garantindo, dessa forma, a qualidade estética da película. Estreia desejada por demais, especialmente por construir um pouco mais da mulher que foi Coco Chanel.
Trailer do filme ( porque é preciso dar uma olhada no estilo do filme)
¨
¨
Ah, e só uma informação legal encontrada vasculhando a Internet: a composição de Stravinsky para o balé "Rito da Primavera" foi usada em um dos atos do filme da Disney, "Fantasia" (1940), o que mostrou o compositor para novas audiências e o trouxe para a tela dos cinemas. Bem interessante a inspiração dos criadores da Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário