sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Ousado, criativo, original. Jean-Charles de Castelbajac é um estilista que impressiona a cada coleção que lança. Suas peças são verdadeiras alegorias de cores e ideias. Retirando inspiração da cultura pop moderna, tal qual Andy Warhol fez no passado, ele pega elementos que são conhecidos e fabricados pela sociedade atual e os transforma em moda. Ele transforma produto (da cultura, do imaginário pop) em produto (mercadoria). E ninguém escapa de suas viagens estéticas. Os desenhos da Disney, os Muppets, Michael Jackson e até Obama (dentre muitos e muitos outros) já foram usados como base para a criação de suas linhas malucas e cheias de personalidade, que usam do humor e da brincadeira como elemento principal, o que sempre chama a atenção.

Com muito colorido e irreverência, o estilista francês já conquistou muitas celebridades (notadamente cantoras) conhecidas pela sua ousadia na hora de vestir, como as americanas Katy Perry e Lady Gaga (MAS É CLARO! Por sinal, é dele o bizarro casaco de Caco, o Sapo que ela usou numa entrevista para uma tevê alemã. Desculpa, mas eu acho aquele troço muito estranho.), a britânica M.I.A e a francesa Yelle.

E qual o próximo passo de uma marca cujo posicionamento já está bem definido no mercado? Plantar uma árvore e escrever um livro? Não. Gerar filhos. Ou seja, expandir suas linhas para novos mercados e criar produtos que tenham sua marca associada. Afinal, moda também é negócio e só de roupa não se vive uma mega brand.
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JC/DC:
Por isso, nesse ano, Jean-Charles de Castelbajac lançou uma diffusion line, mais direcionada ao público jovem, nomeada de JC/DC (outra alcunha do estilista). A coleção foi lançada na London Fashion Week 2010 (sendo que a coleção principal foi lançada depois, na Paris Fashion Week 2010).

O estilo de JC/DC estava bastante presente, claro. Muitas cores, muitas estampas e muita pegada pop. O personagem da vez foi o Pato Donald, misturado a elementos do Western (o Faroeste Espaguete norte-americano) numa coleção intitulada de "Pocahontas Punk".
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Backstage do lançamento da coleção na London Fashion Week 2010 (fotos:Saga Sigurdardottir)
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JC/DC Pop Hours:
Em colaboração com a estilosa marca de relógios o.d.m, o francês lançou em setembro desse ano a sua linha de relógios. Em uma estranha obsessão por LEGO, os relógios pensados imitam os brinquedos misturados aos famosos cubos Rubik. O design é bem inovador e há um total de 06 estilos (branco, preto, verde, azul, amarelo e verde). Garantia de chamar a atenção na rua (pena que aqui isso pode significar que a probabilidade de ser assaltado pode aumentar também.).


Só um adendo: tão legais esses óculos lançados pelo Castelbajac. Os Plug-in Glasses têm esses cabos (como o nome indica) com plugues em que as peças de LEGO podem ser inseridas. O design é básico porque cabe ao usuário mudar o estilo dos óculos. Interatividade rocks!

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