quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Pra inspirar..

Indignado com a falta de criatividade de muitos editoriais que vêm saindo recentemente para o público feminino, foi no universo masculino que encontrei dois photoshoots que são um sopro de ar fresco ante a poluição das tendências repetidas over and over. Embora não sejam recentes, são altamente inspiradores em sua aproximação com o universo do movimento punk (um assunto que sempre me despertou paixão) e a total reinvenção que deste fazem com elementos vindos de outras épocas e culturas.
As primeiras imagens que trago são do editorial "Modern Tribes", que ilustrou as páginas da Sang Bleu n°5. Com styling de Jean Luc Française, as misturas surpreendem pela quantidade de referências que possuem. Nas fotos, trabalho incrível de René Habermacher, Xamãs futuristas e seres de outro planeta misturam-se com reis sadomasoquistas presos no mundo de Mad Max em uma criativa brincadeira com a palavra "Tribos" e a mudança de seu significado ao longo do tempo, aqui referente tanto a grupos específicos com mesmos gostos de consumo, como os punks e os rappers, por exemplo, como aos povos que lutam para manter sua cultura ancestral em meio à chegada de novas tecnologias e à globalização cultural. Prepare-se para muito etnicismo, misturado a fetichismo hardcore e a estilo street.
O ensaio "CENTURION", que saiu na Buck Style, foi realizado no final do ano passado, mas ainda consegue se manter inovador no mundo faminto por novidades que é o universo fashion. O centurião romano é reinventado no photoshoot graças ao styling inteligente de Steve Doyle e o metal da sua armadura resplandece em tachas e acessórios pesados que cobrem o corpo do modelo Johan nas fotos de Holly Falconer, em que a crueza e a irreverência do punk misturam-se com a riqueza dos elementos das roupas romanas, onde mesmo uma leve presença da ousadia das peças relacionadas ao universo sadomasoquista pode ser percebida, resultando em uma original releitura desse símbolo de uma sociedade que surgiu e floresceu há muito tempo antes de nós. As incríveis colagens do brasileiro Caco Neves (as quais inspiraram quem vos fala (o elemento B da dupla PopUpIt!) na hora de pensar nas montagens para o post) equilibram a combinação "preto + couro + tachas" com magníficas imagens de flores, estrelas vistas do espaço (sou fã dessa tendência espacial tanto na moda quanto presente em criações do design gráfico) e animais, colaborando para gerar um resultado mesmo místico, como se pudéssemos enxergar a nossa própria história ao lermos as estrelas do céu, a fauna e a flora ao nosso redor.
Também assista ao vídeo do ensaio: CENTURION - A New Decade Begins

Um comentário: