quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Moda + Ilustração = Amizade COOLorida

Encontrar o blog de Brandon Reierson foi uma das surpresas mais agradáveis que tive na Net essa semana. Como fã de street fashion e de ilustração de moda, não pude deixar de me empolgar com os desenhos de Brandon. Com apenas 21 anos, o estudante e artista lança seu olhar deslumbrado de gaijin (estrangeiro) sobre o fenômeno cultural que é a expressão da individualidade dos japoneses através da moda e inova ao retratar, usando traços bem simples e cartunescos, meio infantis, os estilos que encontra pelas ruas de Tóquio, cidade conhecida pela confluência gigantesca de referências em termos de trends. Seus personagens são jovens de carne e osso retratados da maneira mais fidedigna possível, da pose à expressão fácil. Seu estilo de ilustração é colorido e parece bastante com o tipo de desenho produzido pela Nickelodeon nos Anos 90, como os Anjinhos e Rocket Power, o que injeta uma dose de frescor pop culture aos looks extravagantes que Brandon capta nas ruas e transpõe para a sua própria visão, tal qual uma caricatura. Uma veia Anos 80 também pulsa, liberando doses de neon e de grafismos aos personagens hilariamente reais e urbanos de Reierson, o qual parece ter um faro instintivo para tendências e o que há de hype na moda da juventude desprentesiosa e criativa do Japão.
E aproveitando que estamos falando dessa mistura de street fashion japonesa e ilustração, um bônus: os desenhos que a artista Lauren Gregg, que já trabalhou para a Nickelodeon, fez para a exposição Fruits GoGo Show, que aconteceu em Los Angeles em 2008.
A mostra ocorreu em homenagem à icônica revista de moda jovem underground do Japão e reuniu alguns artistas bem legais para representar os garotos e garotas estilosos da Terra do Sol Nascente. O estilo de Gregg, tal qual o de Reierson, é bem característico: seus personagens são seres cabeçudos, com silhuetas infantis e fofinhas, inspirados pela arte pop japonesa, pelo design gráfico e pelas ilustrações infantis e a publicidade dos Anos 50 e 60. Muito legal!Visite o blog do Brandon: http://lactoseintolerart.blogspot.com/
E, aproveitando, olha o site da Lauren Gregg: http://www.laurengregg.com/

3 comentários:

  1. taí, gostei oh!!! achei mt legal os desenhinhos da gregg!!!!! ;)mt legal matéria

    ResponderExcluir
  2. Thank you SO much for featuring, and for your interest in my blog. I'm am very happy to have readers from around the world. Thanks again, I REALLY appreciate it!

    http://lactoseintolerart.blogspot.com

    ResponderExcluir