terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Work of Art

Ela é uma it girl cinquentona, além de ser uma garota plástica. Não, não estamos falando da esposa de algum bilionário da TV ou de uma celebridade brasileira que se nega a envelhecer. Cabelos platinados, olhos azuis, um sorriso (meio psicopata) no rosto e uma cintura que só pode existir mediante cirurgia de retirada de costela.
É, ela mesmo, a Barbie. Boneca básica de qualquer garota nos seus tenros anos de infância, a rainha cor-de-rosa sempre foi a favorita das meninas nas horas de brincar de casinha.
Agora, ela também se tornou predileta de designers e artistas que querem mudar um pouco a imagem meio água com açúcar da “moça”. Começou com a parceria BarbieXLouboutin, que rendeu sapatos (óbvio), bonecas (óbvio) e um diário de viagem (não tão óbvio). Não oficialmente, mais duas parcerias foram formadas. Em uma interessante apropriação da figura popular que a Barbie é, dois artistas pensaram em formas bem diferentes de retratar a boneca, representando-a como outras figuras existentes dentro da esfera de produção cultural, seja essa midiática ou artística.
¨
Jocelyne GrivaudXBarbie
No projeto Barbie Ma Muse (dá uma olhada no site da empreitada aqui.), a francesa Jocelyne Grivaud buscou retirar a imagem da Barbie de uma boneca superficial e consumista, aproximando a sua estética da de grandes obras das artes plásticas, do design e da fotografia. O resultado não poderia ter saído mais legal e inspirador, mostrando uma Barbie quebrando os padrões que foram construídos em torno dela. Além disso, a versão Barbie de uma das fotografias mais icônicas de Guy Bourdin, cuja estética subversivamente erótica, violenta e colorida influenciou (e chocou) grandemente o mundo da moda na 2ª metade do século XX, é fantástica!
¨
Vênus de Milo & Moça com Brinco de Pérola, por VeermerMonalisa, por Leonardo da Vinci & capa da Vogue, por Edwin BlumenfeldFotografia por Guy Bourdin & Eternal Evidence, por MagritteFotografia por Helmut Newton & Marilyn, por Andy Warhol

Fotografia por Man Ray e Cover do álbum Yellow Submarine, dos Beatles

VeikXBarbie
O fabricante de bonecos chinês Veik, de 29 anos, já é especialista em transpor celebridades para o plástico (dá um checada no flickr dele). Mas as representações (incrivelmente detalhistas) da Barbie como Lady Gaga realmente são impressionantes. Os principais designers de Gaga estão aí, como Alexander Mcqueen e Jeremy Scott, além da maiorias dos figurinos pensados pela Haus of Gaga e usados nos shows, clipes e aparições da cantora (alguns looks, inclusive, já foram mostrados no blog.). O mais legal é unir a imagem politicamente incorreta de Gaga com a boazinha da Barbie numa fusão em que a 1ª completamente domina a 2ª. Agora uma pergunta: Barbie como Lady Gaga é Lady Baba ou Lady Barba?

Nenhum comentário:

Postar um comentário