quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Tilda Swinton é Casati para a Acne Paper

Fiquei com arrepios ao ver as fotos exuberantes de Tilda Swinton para a Fall-Winter Issue da Acne Paper Sweden. Encarnando uma das mulheres mais polêmicas da história, a Marquesa Luisa Casati (uma das figuras mais interessantes da Europa do fim do Século XIX, com certeza!), a atriz surpreende pela força que consegue expressar nas fotos, principalmente nos seus olhos.Dona de traços andróginos e singulares (tal qual a própria marquesa Casati), Tilda aparece em fotos P&B que parecem ter sido retiradas do acervo de um museu ou de dentro de um baú da bisavó de alguém. Incrível como as fotografias, de Paolo Roversi, conseguiram captar o espírito de uma época tão distante da nossa, mergulhando o editorial em um mundo Art Noveau. Ponto também para o styling, responsabilidade de Mattias Karlsson, que conseguiu transpor a extravagância e o excesso de Luisa Casati para as roupas e as jóias (destaque demais do editorial) usadas por Tilda Swinton. Com certeza, Casati aprovaria o figurino.Só uma observação: adorei a metalinguagem contida nessa foto, a qual pega inspiração em um retrato verdadeiro da marquesa Casati tirado por Man Ray, em que ela aparece com os olhos borrados em uma das várias experimentações imagéticas desse mestre surrealista.
Mais uma inspiração da vida da marquesa Casati no editorial: ela tinha leopardos como bichos de estimação!As jóias em formato de cobras não são mera preocupação estilística: a marquesa chegou a usar ofídios de verdade como adorno!E aproveitando a homenagem da Acne à La Casati, uma pequena aula sobre essa mulher que encantou e escandalizou a Europa por quase três décadas.
Dona de cabelos ruivos característicos, sua aparência já chamava a atenção por esse detalhe. Porém, Luisa, numa busca incessante de superar a si mesma e a gritar sua individualidade ao mundo, tomou atitudes que a tornaram objeto de diversas histórias e intrigas por toda a Europa. Seus desejos excessivos beiravam à loucura de tão exagerados. Nós já dissemos alguns, por sinal: usou cobras de verdade como jóias em jantares, servos nus banhados de ouro a serviam em casa e bizarros manequins de cera eram seus convidados à mesa de jantar. Havia rumores também de que vagava as noites italianas com seus leopardos adornados com colares de pedras preciosas e vestindo nada além de um casaco de peles (!).
Sua vida foi dedicada à criatividade e a superação de barreiras para o que era aceitável. Adepta da vida agitada e do luxo dos grandes bailes e salões, conheceu as mais importantes figuras intelectuais de seu tempo e, numa necessidade frenética de se tornar imortal, patrocinou e tornou-se musa de inúmeros artistas (como Man Ray, a quem citamos anteriormente). E sua inspiração continua até hoje. Sua figura icônica tornou-se ponto de partida para as criações de diversos estilistas hoje em dia. John Galliano já a teve como musa para coleções passadas, assim como, Karl Lagerfeld. E a fashionhouse Marchesa teve seu nome criado a partir dela. Inclusive, na Harper’s Bazaar no ano passado, a própria Georgina Chapman, designer da marca, encarnou a Marquesa Luisa Casati para um photoshoot, com direito a cobras usadas como adornos e leopardos como bichos de estimação. E a Marquesa anda solta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário