sábado, 19 de junho de 2010

Brilho Dourado

A coleção Fall/Winter 2010 da marca American Gold ganhou um catálogo incrível, inspirado no universo andarilho dos povos ciganos e da magia mística e sobrenatural que ronda esses misteriosos seres das estradas. Temática altamente apropriada para a designer da brand, Suzanne Ford Carafano, uma viajante e aventureira por si só.
Altamente inspiradas pelo universo vintage, principalmente pelo vestuário da década de 60, como microvestidos, pantalonas e túnicas, as peças são muito bonitas e cuidadosamente fabricadas, feitas para serem usadas em longos dias de verão ou em longas noites de farra. Sexy e confortável consigo mesma, essa é a garota que usa os itens da American Gold.
Listando algumas tendências legais que aparecem bastante nas imagens, além do ciganismo óbvio: estampas florais, aqui mais em estilo vitoriano e obscuro; militarismo, presente em casacos ao estilo imperial; rendas, espalhadas em saias e em mini vestidos, atestando que a tendência das transparências, que revelam o corpo feminino sem cair na vulgaridade, está fazendo sucesso; patchwork em coletes; franjas em vestidos, assemelhando-se a franjas de tapetes, numa referência ao vestuário das melindrosas dos Anos 30 e saindo da inspiração anos 60; over-the-knee socks; over-accessorizing, o excesso, calculado, de anéis e pulseiras em um estilo que remete aos povos ciganos e indígenas. Destaque para as meias-calças, ornadas por borbados.
As fotos, autoria de Andrew Kuykendall, são lindas e ajudam a transpor o clima retrô e etéreo da coleção ao catálogo, que se constrói protegido em quartos de motéis à beira da estrada ou livre em bucólicas paisagens. Vale uma olhadinha.
¨
¨
Como dito antes, a American Gold surgiu da mente inquieta de Suzanne Ford Carafano, que também é stylist das produções que a marca faz para novas coleções. Ex-jornalista de moda, a moça trocou as redações de revistas pelas estradas distantes dos Estados Unidos, lançando-se em uma aventura de descoberta de si e do país em que vive (momento sinopse de road movie.). É esse espírito livre e desprendido que é passado para as peças da marca, práticas, confortáveis, mas sem deixar de lado a atitude, a sensualidade e o estilo fashion. Fortemente inspiradas pelo universo do vintage, principalmente as produções da década de 60, 70 e de 90, as peças têm um gostinho retrô mas não cara de coisa antiga, mantendo-se altamente desejáveis nos dias atuais.
Tirando inspiração nas próprias experiências de Suzanne durante suas viagens, a iconografia da marca tem nas palavras liberdade, aventura e juventude suas bases. Cercada de uma aura de nostalgia, a American Gold honra os sonhos de idealistas como os escritores beatnick, os jovens hippies ou mesmo astros do rock, recordando em sua imagética Jack Kerouac, os ídolos pop dos Anos 60, os verões da Califórnia, as estradas misteriosas dos Estados Unidos e suas estórias fantásticas, a magia da cultura dos povos nativo-americanos, os motéis à beira da estrada e a própria nação estadunidense, sempre lembrada nos mais diversos aspectos visuais da brand, de peças a cenários dos catálogos. Suzanne Ford Carafano está vivendo o American Dream, baby!
¨
Fotos da Coleção SS10 da American Gold. A doce nostalgia do Flower Power sessentista mistura-se com a sensualidade minimalista da Califórnia nos Anos 90, trazendo um clima romântico e idílico em uma coleção que abusa de vestidos em estampas florais e babados. Além da American Gold, Suzanne também mantém, desde 2006, a Spanish Moss Vintage, uma boutique online especializada em peças vintage exclusivas, além de criações de vários designers indie. Os editoriais feitos para a SMV são incríveis e guardam muito da estética “California Dreaming” apresentada pela American Gold. Coloque seus óculos escuros, sente numa cadeira confortável e curta as energias ensolaradas dessas marcas.
¨
O editorial "A Little Bit Country/A Little Bit Rock n' Roll" (um dos ensaios realizados pela própria marca) resume bem a proposta da Spanish Moss Vintage: roupa vintage de qualidade com atitude e com uma pegada mais rocker.
¨
Aproveitando o ciganismo presente na nova coleção da American Gold, mais uma inspiração para as garotas que desejem despertar o seu lado cigano nas próximas temporadas: as fotos da Rumi, do Fashiontoast, dando uma de Sandra Rosa Madalena (embora o ensaio seja intitulado "Black Magic". Relevem.), com muitos penduricalhos, mas sem deixar o pretinho básico de lado.¨
Dá uma olhada nas peças e se torne uma Golden Girl:

Um comentário:

  1. meu deussss!!! nao vou nem mentir que tem umas coisas que sao a minha cara, amei oh...vou copiar!!! hauiahuahuiaa

    ResponderExcluir