terça-feira, 2 de março de 2010

Wonderland of Arts

Estou adorando ver como a película “Alice in Wonderland”, de Tim Burton, vem influenciando o mundo da imagem atualmente. Seja na moda, com o lançamento de diversos produtos gerados a partir de parcerias pop, seja na artes, com o lançamento, por exemplo, da exposição da obra fílmica de Tim Burton no MoMA (afinal, o diretor está bem em voga com as especulações a respeito do filme.).
No sábado passado, dia 27 de fevereiro, houve a abertura oficial da exibição “Curiouser & Curiouser: inspired by Alice in Wonderland”, realizada na Nucleus Gallery, na Califórnia. Pegando uma citação da obra em que se inspira para o seu nome, a mostra é uma divertida e original celebração do mito literário que é Alice no País das Maravilhas, além de ser uma divulgação indireta para a estreia do filme. Gostei demais do conceito adotado na festa de abertura da exposição, recriando o espírito lúdico do livro e do filme na instalação, com chás servidos pela Cha for Tea e um concurso de fantasias baseadas nos personagens da obra. Um verdadeiro País das Maravilhas dentro de uma galeria (veja mais fotos da abertura aqui.).
A mostra vai até o dia 29 de março e reúne mais de 40 artistas em releituras bem pessoais do clássico de Lewis Carroll, além de esboços exclusivos e stills do filme “Alice in Wonderland”, cortesia da Disney. De delicadas ilustrações, em tons leves e iluminados, a desenhos mais gráficos e geométricos, passando por uma arte mais sombria e até mesmo com leves doses de erotismo, a heterogeneidade de visões artísticas a respeito de Alice e dos personagens do País das Maravilhas é fascinante, cativando qualquer um que tem a oportunidade de ver as obras. Cria-se um panorama riquíssimo de percepções em torno do universo surreal criado por Carroll e que vem sendo (re)visto e (re)construído pela visão bem particular de Burton, ajudando a disseminar o legado da icônica menina inglesa. Gostei por demais.
Alguns dos artistas e suas obras exibidas na Nucleus Gallery
¨
Marmite Sue
Amy SolNaoto HattoriOksana BadrakBill CarmanStephen SilverDavid HoJing WeiAdolie DayNeysa Bove Marguerite SauvageAndrew Wright
+ Curiouser & Curiouser na Nucleus Gallery:
¨
E se você curtiu ver interpretações diferentes de Alice na exibição, que tal dar uma olhada em algumas das diversas ilustrações que já foram feitas para Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho? No site de Lauren Harman, existe uma sessão completamente dedicada aos ilustradores, de diversas partes do mundo, que desenharam as personagens de Carroll. É surpreendente o número de pessoas que já emprestaram sua visão pessoal às narrativas das obras, expressando de maneira completamente diferente uma mesma cena, gerando resultados incríveis de criatividade. Até Salvador Dalí já fez sua versão desse clássico, cedendo um pouco de seu viés imagético surrealista, que combina completamente com o absurdo da história, ao País das Maravilhas.
¨
Lindas demais as gravuras produzidas por Dalí para Alice
¨Uma amostra das ilustrações incríveis que já representaram o mundo de Alice no País das Maravilhas
¨
E para terminar com um pouco de subversão: simplesmente impagável essa foto da Drew Barrymore como uma Alice nada inocente, fumando e com cara de entediada.

Um comentário:

  1. homi!
    será possivel uma vida sem alice para mim?
    axo que não, eu não canso de ver isso!
    é tudo tão perfeito, não?
    eu axo que atravessei o espelho da daslu e fui parar em wonderland!
    rsrs
    =*
    dukke

    ResponderExcluir