terça-feira, 9 de março de 2010

oVerdose

A V Magazine#64 está com uns editoriais tão legais que fiquei em dúvida qual seria mais interessante mostrar no blog. Há uma pluralidade tão grande de estilos, abordagens e assuntos contidos nessas imagens, que decidi botar 04 photo shoots que não podia deixar passar. Senta na frente do computador e dá uma olhada nas fotos, vai ser uma viagem longa, mas divertida.
¨Bem, a Kirsten Dunst é a cover da V#64, mas achei essas fotos tão impactantes que achei mais interessante colocá-las em primeiro lugar. O photo shoot, intitulado de "Mirror Mirror" é uma criativa denúncia aos exageros da cirurgia plástica na sociedade moderna. Em busca de uma juventude alardeada pelos meios midiáticos, mulheres, principalmente, submetem-se a métodos cirúrgicos para atingir um ideal de beleza que, muitas vezes, é distorcido e excludente. Algumas precipitam-se de tal forma nessa prática que se tornam verdadeiros seres de outra dimensão, negando seus traços naturais e a beleza de seu próprio envelhecimento. Negam a si próprias. Ou vai dizer que a Donatella Versace hoje é uma beldade com aquela boca maior que o próprio rosto, que é quase laranja, por sinal?
Contando com as modelos Dree Hemingway, Eniko Mihalik, Raquel Zimmermann, Angela Lindvall e Anja Rubik, o ensaio, com fotos do duo hype de fotógrafos Inez e Vinoodh, acaba também, de uma maneira desproposital, explicitando outro grande problema que tem como maiores vítimas, também, as mulheres: a magreza excessiva, conseqüência de distúrbios alimentares. Não consigo deixar de olhar pros braços super finos e as costelas querendo aparecer das moças.
Nós já vimos uma faceta bem diferente da Kirsten Dunst aqui no blog, em que ela aparece como uma cosplay enlouquecida pelas ruas de Tóquio. Agora, nesse editorial, a atriz exibe uma imagem mais clássica e vintage, em que parece prestar uma homenagem às grandes estrelas da Era de Ouro de Hollywood. As fotos em P&B são as que mais me agradaram, devo admitir, porque evocam uma aura à la Marlene Dietrich.
A modelo iniciante Emma Dumont (vencedora de um concurso da V para encontrar novas modelos) tem sua estreia já em grande estilo. Encarnando a sempre extravagante e debochada Lady Gaga em uma turnê pelo mundo, abusa de cores, silhuetas diferenciadas e cabelos monumentais. A brincadeira com as polêmicas sempre planejadas da nova estrela do pop fica bem explicitada com a 1ª foto do ensaio, uma divertida citação ao encontro, o qual ocorreu de verdade, entre a cantora e a Rainha Elizabeth. As fotos são de Richard Burbridge.
Estrelando a modelo Liu Wen (que é chinesa, apesar do editorial ter inspiração no Japão), o photo shoot celebra o punk pegando o street style dos jovens nipônicos como referência para criações que também bebem da fonte do gótico e do vitoriano, além de ter uns ares levemente sadomasoquistas. Com fotos de Jinas Akerlund, a modelo encarna uma espécie de Gothic Lolita mais madura e obscura, em que o preto surge como a cor dominante (realçando as poses de Liu Wen e tornando o ensaio mais impactante visualmente), espalhando-se em ombros bem marcados, tachas e coturnos. O vestuário "pesado" é suavizado pela presença de rendas e babados, tornando o visual mais romântico e mais próximo da pegada vitoriana e gótica propostas. Gostei dessa nova abordagem na moda produzida no Japão, fugindo do excesso de cores vibrantes e de mix de estampas "fofinhas", os quais estamos acostumados a ver quando se trata das roupas da galera japonesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário