sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Top 10: Músicas de Natal para NÃO dormir antes da meia-noite

Cansado daquele CD de músicas natalinas que toca em toda festa que você aparece? Chega uma hora em que só de ouvir o início de um Jingle Bells instrumental já dá ânsia de sair da sala... Para evitar essa típica sensação de dejavú musical, a gente preparou uma lista com algumas músicas natalinas feitas por uma galera bem legal, que sabe colocar uma pimenta bagunceira no panetone tradicional de Natal. (trocadilhos, porque me perseguem?). Tem de tudo um pouco, pra agradar a todos os gostos, o que vale é dar um up na playlist da noite de Natal. Agora, o CD da Ceia de Natal pode ser mais um motivo para a família se reunir em volta da árvore de Natal.
¨
Merry Christmas (I don't Want to Fight Tonight) - The Ramones
Lançada no álbum Braindrain, de 1989, o punk rock barulhento, sujo e infeliz de Joey Ramone e companhia é suavizado nessa canção, que fala de amor e de estar com alguém de que você gosta, alguém que não parta seu coração na noite de Natal. Poxa, os cabeludos do The Ramones também amam, oras!
Christmas (Baby Please Come Home) - The Raveonettes
O duo do The Raveonettes uniu o seu gosto pelos girl groups dos Anos 60 e pelo Natal no single Christmas (Baby Please Come Home), lançado no EP "Wishing You a Rave Christmas", de 2008. A música original foi cantada por Darlene Love em 1963 e, desde então, tem ganhado inúmeros covers, além do que vos apresento. Nessa versão, a baladinha natalina dos anos 60 ganha ares melancólicos e oníricos com os vocais distorcidos e shoegaze da banda dinamarquesa, garantindo um relax durante o estresse dos preparativos da ceia de Natal.
Don't Shoot Me Santa - The Killers
Os Killers gostam do Natal. Tanto que Dont Shoot Me Santa é seu 2º single de Natal que tem parte de seus lucros doados para instituições em prol das vítimas da AIDS (o 1º foi A Great Big Sled). O espírito de brincadeira da música com a estória de Papai Noel torna a canção natalina bem mais divertida. Um Papai Noel psicopata resolve dar um jeito (bem final) em quem anda se comportando mal. Quer uma lição de vida mais legal que essa? Se você não se comporta bem por modos corretos, vai se comportar bem por meio de outros métodos.
Christmastime - Smashing Pumpkins
Lançada no álbum "A Very Special Christmas 3", em 1997, é uma verdadeira música para se reunir a família em torno da árvore de Natal para se distribuir os presentes. Difícil crer que Billy Corgan tem participação na criação de uma música tão feliz, mas acho que o Natal o deixou empolgado.
I Wish It Was Christmas Today - Julian Casablancas
Na verdade não foi o Julian Casablancas quem escreveu a prezada canção (lançada no feriado desse ano, juntamente com a carreira solo do vocalista do The Strokes). Ela é cover de uma música que apareceu no humorístico americano Saturday Night Live, cantada por Horatio Sanz, Jimmy Fallon, Chris Kattan e Tracy Morgan. Casablancas deu um toque rocker à letra, ou seja, deu um ar "Strokes", para disponibilizá-la dia 21 de dezembro, em tempo de se tornar um hit das festinhas natalinas.
Fairytale of New York - The Pogues
Lançada como um single em 1987 e cantada juntamente com a cantora Kirsty Maccoll, a música da banda de folk irlandês conta a estória de um homem sem dinheiro relembrando os (in)sucessos de sua vida, com muita dose de deboche, mas também pitadas de doçura. Na época, alcançou o 2º lugar nas paradas britânicas e, desde então, a canção tornou-se um clássico do período de Natal na Irlanda e no Reino Unido. Afinal, que melhor maneira de comemorar as festividades do que bêbado, embaixo da ponte e relembrando relacionamentos fracassados? (eu consigo pensar em várias melhores.).
Yellin' at the Christmas Tree - Billy Idol
O rock anos 80 de Billy Idol ajuda a dar uma aquecida na noite de Natal, cheio de grunhidos do cantor ao reclamar do seu pai beberrão que estragava as festinhas natalinas da família. Dá (quase) pra sentir o rancor infantil de quem canta. Imagine passar uma noite de Natal com a família Idol, hein?
Christmas Tree - Lady Gaga Feat.Space Cowboy
Com boa dose de humor e de escracho típicos de Lady Gaga, a música "Christmas Tree" é uma canção natalina não recomendada para menores de 18 anos. Apesar das tentativas de duplo sentido, a letra é bem explícita a que veio: falar de sexo.
Afinal, Gaga gosta só de uma coisa: polêmica.

Christmas in Prison – Emmy the Great
Cover da música do cantor folk/country John Prine, fala dos lamentos de um prisioneiro por não estar com seu amor na noite de Natal. A melodia super doce e com ares de música de “cowboy com dor de cotovelo” ganha uma roupagem nova com a voz suave de Emmy e seu violão. Ótimo para se ouvir na estrada indo passar o Natal com a família.

Winter Wonderland - Goldfrapp
A canção "Winter Wonderland" foi criada em 1934 e, desde então, já ganhou inúmeros covers (alguém percebeu que, pelo menos, 05 de nossas músicas são covers?) de diversas bandas de diversos estilos musicais (pra se ter uma ideia da variedade de pessoas que já cantaram a melodia, Elvis Presley, Ozzy Osbourne, Miley Cyrus, Phantom Planet e Cocteau Twins têm em comum o fato de já terem dado suas versões à Winter Wonderland).

A versão do Goldfrapp é muito "fofinha" e adiciona um espírito "Anúncio da Coca Cola" à música, com sininhos de Natal e tudo o que uma canção natalina tem direito. E a voz da Alison é sempre um presentão para qualquer fã da banda.Menção Honrosa - Nightmare Before Christmas Soundtrack
Um filme dirigido pelo Tim Burton e que reúne Halloween com o Natal. Só isso já motivo para colocar a trilha sonora de Nightmare Before Christmas (Estranho Mundo de Jack, em boa "brasileirização" do título) na lista. Infelizmente, como só há espaço para 10 músicas, o álbum, composto por Danny Elfman, ganha nossa menção (super) honrosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário