segunda-feira, 31 de agosto de 2009

All The Indian Folk

"Folk" - palavra inglesa que significa "homens", "tribo", "povo" ou "multiplicidade". O termo "folklore" veio desse termo e significa "manifestações culturais de um povo, na sua maioria, transmitidas oralmente".
¨
Estou completamente apaixonado pela Fall Collection 2009 da April 77. Encontrei essa marca recentemente na Internet e achei cada visual formado simplesmente demais. Jaquetas denim, camisas de flanela xadrez, calças jeans skinny com lavagens e com volumes (chegando até o tornozelo, uma tendência que vem se espalhando no vestuário masculino nas últimas temporadas). Enfim, uma lista de vestuário que já vem fazendo sucesso no mundo fashion e já bastava para ter me feito desejar essa coleção. Porém, a esses itens somaram-se fortes influências retiradas da produção artística ds índios norte-americanos. Em luvas, cachecóis, ponchos e mantas, os padrões (principalmente nas cores branco, vermelho e preto) chamam a atenção e dão um estilo diferente e tradicional à coleção. Abusando das franjas em jaquetas e nas calças, a April 77 criou em sua coleção, um roqueiro folk, que tira suas inspirações do grunge de Seatlle (com camisas de flanela, coturnos e sapatos de camurça) e dos sábios índios Navajo das comunidades nativo-americanas (com jaquetas de tons terrosos cheias de franjas, padrões indígenas, bijuterias). Adorei essa mistura e os padrões nas roupas me fizeram buscar mais sobre as artes dos índios da América do Norte, em especial os índios Navajo.Eis que encontro a Fall/Winter Collection 2009 da Opening Ceremony em parceria com a Pendleton! Intitulada de Pendleton Meets Opening Ceremony e com previsão para estrear nas lojas dos USA em agosto (já devem estar nas prateleiras, por sinal), a coleção tira inspiração exatamente da arte Navajo! Desenhos geométricos de cores vivas, fortes (a cara da estação) desdobram-se em casacos, jaquetas, calças e saias. Tudo muito colorido e cheio de atitude.
Buscando na Internet, também não é difícil encontrar estilos baseados nos povos ancestrais. De padrões artísticos a botas com franjas e até enfeites de cabeça, basta combinar essas peças com itens mais básicos e de cores neutras ou escuras e um look bem legal pode surgir. Uma minissaia de cintura alta com estampas dos índios Sioux misturada a uma blusinha branca e uns tênis All star clarinhos pode dar um visual de verão bem alegre e confortável, por exemplo.O boho-chic e o hippie-chic também podem também trazer inspirações bem interessantes para formar misturas bem leves e mais voltadas ao estilo Paz & Amor.
Acho muito legal, principalmente numa estação em que as estampas étnicas tão em alta, algumas marcas terem voltado às raízes dos Estados Unidos para se inspirarem, algo meio esquecido frente ao domínio da inspiração made in África. Adoraria ver uma coleção de uma grande marca brasileira inspirada fortemente nos padrões artísticos e artesanais dos nossos índios também, que pudesse mostrar a pluralidade de sua cultura para os consumidores de moda. Quem sabe, né mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário