E a onda retrô nunca esteve tão forte. A UNIQLO, rede de fast fashion japonesa e uma das mais poderosas do ramo de vestuário na terra do sol nascente, lançou uma linha de camisetas comemorativas para o 30º aniversário da famosa bolinha amarela e comilona. Lançado no início dos anos 80 por Tohru Iwatani, PAC-MAN logo se tornou um verdadeiro sucesso e fez surgir uma onda gigantesca de merchandising, que perdura até os dias atuais.
Quanto à coleção, são seis camisetas que têm seus designs realizados por 6 diferentes artistas do mundo todo (tá, a maioria é do Japão e os outros são dos EUA e da Inglaterra, mas mesmo assim, o resultado é bem legal.). As camisetas podem ser compradas na UT Harajuku, uma loja inovadora criada pela UNIQLO, em que as camisetas são vendidas dentro de latas plásticas em estantes de aço e escolhidas em um estilo self-service (essa parte ainda estou tentando compreender).
Aproveitando essa novidade divertida, que tal falar um pouco sobre outros grandes nomes que estiveram presentes nas infâncias dos jovens adultos de 20 a 30 anos de hoje?
A onda retrô/geek/gamer vem crescendo cada vez mais e sendo absorvida pela moda e pela tecnologia. As crianças dos anos 80 (e início dos 90) que mascavam Ploc, assistiam Thundercats e Ursinhos Carinhosos, brincavam de Lego e tinham um Master System (eu tinha e adorava!), hoje são jovens adultos independentes e de poder aquisitivo próprio, mas que não resistem à uma boa dose de nostalgia. Coloque a música do Cavalo de Fogo pra tocar num bar acadêmico e você vai saber do que eu tou falando. A cultura pop produzida nesse período é tão característica e marcante que não se é de surpreender o revival de diversos ícones daquela época. A Estrela, por exemplo, já relançou todos os grandes sucessos da nossa tenra infância, de Monopólio a Detetive. A Reebok vem se reposicionando, fazendo parcerias com designers renomados para chamar a atenção das novas gerações para sua marca, um grande sucesso da década dos excessos. E, por fim, a diversão infantil de outrora vem se tornando objeto de(a) moda.
Alguns exemplos bem legais desse revival dos nossos ídolos de antigamente
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LEGO
Sapato LEGO da Balenciaga para o Fall/Winter 2007 da marca
Desfile Marc Jacobs Spring 2008 com enfeites e detalhes de LEGO
Jóias produzidas pelo designer Kasi Made e feitas com as pecinhas
Celular da Blue Digital em parceria com a LEGO (as capinhas do celular saem como pecinhas de LEGO..muito legal!)
Jovens usando LEGO...como roupa e acessório!
Inspiração para a logo da marca jovem cearense FORA DA ROTA (super inspirada pelo universo geek)
SPACE INVADERS
Camisas e hoods com designs das naves (PAC-MAN incluído também)
Colares da marca Paranormal (chamados aqui de Space Lovers..fofinho!)
Participação especial no clipe do duo Röyksopp, "Happy Up Here"
E, por último, porque merece ser mostrado, a campanha da Lanvin, lançada em fevereiro de 2009 e fotografada por Hartland Villa, que tem LEGO, PAC-MAN e SPACE INVADERS como inspiração. Muito diferente e criativa.
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