sábado, 5 de setembro de 2009

Novo clipe da Florence and the Machine + We love Florence Welch!

E Florence Welch não pára em 2009! A moça lançou em agosto o clipe do seu single "Drumming Song" (com esse já são 04 clipes lançados no Youtube, dois em 2008 e, agora, dois em 2009), revelando-se cada vez mais como uma das promessas femininas da música desse ano. Vi o clipe no canal dela semana passada e desde então não consigo parar de ouvir.
Filmado em uma igreja, o vídeo tem um ar super sombrio, quebrado apenas pela danças super sensuais de Florence e suas consortes. Combina demais com a música, que tem um refrão bem "pegajoso" que não sai da sua cabeça e um ritmo mais pesado e dark que as demais músicas de Welch. As batidas fortes aceleram a música e parecem remeter a canções ritualísticas em que refrões eram entoados repetidas vezes (essa é a minha impressão, pelo menos.) e a voz da ruiva parece suplicar por entre as letras (uh,uh, viajei legal!)
Mas, tá certo, aí você me pergunta: e quem é ou o que é Florence and the Machine?
Vamos explicar, então!
¨
Florence and the Machine (ou Florence+the Machine) é o projeto musical da cantora Florence Welch juntamente com outros músicos que fornecem seus talentos instrumentais na hora das canções. Em julho desse ano, lançou seu álbum de estréia, "Lungs", que alcançou a 2ª posição por 5 semanas seguidas, perdendo apenas para Michael Jackson (rest in peace). Com uma carreira bem recente, mas já vista como uma das promessas da música inglesa, a moça, de apenas 22 anos, não é uma cantora de primeira viagem não.
Ela já cresceu cantando e de menininha do coro da escola à integrante de banda punk (imagine participar de uma banda chamada "The Toxic Cockroaches" ou As Baratas Tóxicas em bom português.) à cantora de sucesso foi um pulo (radical e bem repentino, mas um pulo.).
Com influências de bandas como The Smiths, Nirvana e White Stripes, é difícil definir seu som. Sua música já foi chamada de art rock (seria isso devido ao fato de Florence ter desistido de seu curso de artes na faculdade de Camberwell?), de indie soul, de indie pop, dentre outros termos bem específicos do universo da música. Definições à parte, as músicas dela são elétricas, fortes e têm a voz incrível de Florence como atrativo.
E não apenas do ponto de vista musical a cantora e sua banda são interessantes. A produção de Welch em fotos e em clipes é um show à parte. Os clipes para os singles "Dog Days Are Over", "Kiss With a Fist", "Rabbit Heart (Raise It Up)" e "Drumming Song" têm estilos super legais e (com exceção de "Kiss With a Fist", o mais simples e básico dos quatro, pelo menos, na minha opinião), têm uma fotografia perfeita e altamente estilizada, cada um à sua maneira. Do vintage delicado, com cores esmaecidas e ambientes campestres e bucólicos de "Dog Days Are Over" e "Rabbit Heart (Raise It Up)" ao clima sensual e sombrio, com o contraste luz/trevas de "Drumming Song", o visual nunca deixa a desejar. Ah, e uma observação: em todos os clipes há performances de dança por parte da Florence.
Rabbit Heart (Raise It Up)
O Estilo de Florence Welch
¨
Seu estilo já foi definido como "art school dropout" ( dissidente de escola de artes). Então, já podemos imaginar cabelos despenteados, misturas de estampas inusitadas, um charmoso descuido em relação ao visual. Mas, desde então, Florence tem modificado seu estilo e duas coisas me chamaram a atenção no que ela usou no clipe da música "Drumming Song":

Luvas Dominic Jones
Alguém notou que as luvas usadas pela ruiva no vídeo têm UNHAS?
Pois é, a ideia é do designer londrino Dominic Jones, de 24 anos. Sua linha de jóias com pegada punk é incrível e ousa ao colocar espinhos e chifres em anéis, colares e pulseiras de ouro. O lookbook da coleção, inclusive, conta com a grunge/punk/rocker Alice Dellal no casting de modelos. Escolha tudo a ver.

Tap Shorts Burlescos
Num retorno ao burlesco dos cabarets dos Anos 20 e na onda Pin-Up do Século XXI (que tem em Kate Perry seu ícone atual), Florence usa os shortinhos das dançarinas de tempos passados no vídeo citado e em shows também. Achei muito diferente e sexy. Lady Gaga também é fã (altamente assumida) desse estilo "Calça é OPCIONAL", mas o usa no dia-a-dia.
A foto acima não é das melhores, mas ajudar a ilustrar o ponto-de-vista..


Um comentário:

  1. Linda...
    Tudo qe a Flo usa fica perfeito nela.
    Ela tem uma noção incrivel do qe fica bem nela.

    ResponderExcluir