
Honra, fidelidade, dignidade, humildade e simplicidade no modo de viver, aceitação da própria mortalidade e convívio com ela. Esses apenas alguns dos ideais da doutrina do Bushido, seguida pela nobre classe dos samurais. Um código de honra que fascina ainda hoje tanto a ocidentais e a orientais, principalmente em um mundo tão esvaziado de valores. Influenciado pelos preceitos do Budismo, Confucionismo e Xintoísmo, o Bushido guiou a vida dos guerreiros nipônicos, uma forma de iluminação ante à uma vida de violência e de permanente proximidade com a morte.
A moda, na sua ânsia de pegar o tradicional e (re)transformá-lo, absorve o mundo dos samurais para si e faz dele uma releitura em forma de produto. Os estilistas pegam suas próprias influências de vida e a mesclam a esse modo de vida tão particular, tendo, por semelhança, uma busca pela modernidade, pelo futuro, como se buscando ver o Bushido pelos olhos de alguém que vive imerso em tecnologia, em um mundo dominado pelo "novo".
¨
A seguir quatro coleções que chamam a atenção pela aproximação com o universo desses guerreiros ancestrais.
¨
Gareth Pugh
A coleção Fall 2008 de Gareth Pugh (demaisdemaisdemais) apresentou forte inspiração das vestimentas dos samurais. Estranha inicialmente, é uma releitura altamente futurista dos seguidores do Bushido, parecendo uma mistura de Predador com O Último Samurai. Os modelos parecem guerreiros alienígenas de um Japão do futuro (viajando..), pálidos e inexpressivos (se bem que todo modelo é inexpressivo na passarela.).




Eva Nyíri
A húngara apresentou, para a sua conclusão de curso, uma coleção intitulada "Black on Black", inspirada nas armaduras dos samurais. Ombros altamente marcados, o domínio absoluto do preto nas vestimentas e um tom altamente futurista chamam a atenção nessa coleção, que tem influência também dos robôs gigantes do Transformers, de filmes sci-fi, como Dune e Ghost in the Shell e da vibração melancólica do Portishead (uau!).





A dupla de espanhóis apresentou no 080 Barcelona Fashion, no começo de setembro, sua coleção chamada "Bushido" (já dá pra saber que a referência aos samurais é explícita).

Em vestimentas representadas pelo azul, preto, vermelho e branco, principalmente, roupas cheias de volumes, ombros marcados e repletas de drapeados, Zazo & Brull pegaram as ombreiras e os peitorais das armaduras dos guerreiros do Sol Nascente para criarem uma releitura moderna, pegando muito do que está em voga, como volumes, silhuetas bem marcadas e ombros poderosos. O cabelo das modelos é uma atração à parte também, tirando inspiração dos rabos de cavalo dos samurais para criar uma mulher sexy e forte.














Detalhes dos cabelos e da maquiagem das modelos:

