Honra, fidelidade, dignidade, humildade e simplicidade no modo de viver, aceitação da própria mortalidade e convívio com ela. Esses apenas alguns dos ideais da doutrina do Bushido, seguida pela nobre classe dos samurais. Um código de honra que fascina ainda hoje tanto a ocidentais e a orientais, principalmente em um mundo tão esvaziado de valores. Influenciado pelos preceitos do Budismo, Confucionismo e Xintoísmo, o Bushido guiou a vida dos guerreiros nipônicos, uma forma de iluminação ante à uma vida de violência e de permanente proximidade com a morte.
A moda, na sua ânsia de pegar o tradicional e (re)transformá-lo, absorve o mundo dos samurais para si e faz dele uma releitura em forma de produto. Os estilistas pegam suas próprias influências de vida e a mesclam a esse modo de vida tão particular, tendo, por semelhança, uma busca pela modernidade, pelo futuro, como se buscando ver o Bushido pelos olhos de alguém que vive imerso em tecnologia, em um mundo dominado pelo "novo".
¨
A seguir quatro coleções que chamam a atenção pela aproximação com o universo desses guerreiros ancestrais.
¨
Gareth Pugh
A coleção Fall 2008 de Gareth Pugh (demaisdemaisdemais) apresentou forte inspiração das vestimentas dos samurais. Estranha inicialmente, é uma releitura altamente futurista dos seguidores do Bushido, parecendo uma mistura de Predador com O Último Samurai. Os modelos parecem guerreiros alienígenas de um Japão do futuro (viajando..), pálidos e inexpressivos (se bem que todo modelo é inexpressivo na passarela.).



Eva Nyíri
A húngara apresentou, para a sua conclusão de curso, uma coleção intitulada "Black on Black", inspirada nas armaduras dos samurais. Ombros altamente marcados, o domínio absoluto do preto nas vestimentas e um tom altamente futurista chamam a atenção nessa coleção, que tem influência também dos robôs gigantes do Transformers, de filmes sci-fi, como Dune e Ghost in the Shell e da vibração melancólica do Portishead (uau!).




Zazo & BrullA dupla de espanhóis apresentou no 080 Barcelona Fashion, no começo de setembro, sua coleção chamada "Bushido" (já dá pra saber que a referência aos samurais é explícita).
Em vestimentas representadas pelo azul, preto, vermelho e branco, principalmente, roupas cheias de volumes, ombros marcados e repletas de drapeados, Zazo & Brull pegaram as ombreiras e os peitorais das armaduras dos guerreiros do Sol Nascente para criarem uma releitura moderna, pegando muito do que está em voga, como volumes, silhuetas bem marcadas e ombros poderosos. O cabelo das modelos é uma atração à parte também, tirando inspiração dos rabos de cavalo dos samurais para criar uma mulher sexy e forte.






Thakoon






Detalhes dos cabelos e da maquiagem das modelos:















Em 2009, o filme "Mágico de Oz" completa 70 anos encantando crianças do mundo todo e de todas as gerações. A Warner Bros, em comemoração à data, tem realizado uma série de eventos nos EUA. Desde junho de 2009, um balão de ar comemorativo tem sobrevoado o território norte-americano na "2009 Wizard of Oz 70th Anniversary Hot Air Balloon Tour". E no dia 23 de setembro será realizado "The Wizard of Oz- Hi-Def Event", em que o filme será exibido simultaneamente em 400 salas nos EUA.
E os famosos sapatos de
Verdadeiros símbolos da cultura pop, os sapatos (que eram prateados na história original) ganharam releituras ultra modernas vindas das mentes criativas de 19 designers, simplesmente os mais famosos criadores de calçados do mundo. Moschino, Jimmy Choo, Betsey Jonhson, Sergio Rossi, Gwen Stefani (olha só a cantora em mais uma empreitada de sucesso no mundo da moda!), dentre outros poderosos criadores, emprestaram seus estilos característicos às místicas sapatilhas vermelhas. O projeto é uma parceria da Warner Bros com os Cristais Swarovski e teve seu lançamento dia 04 de setembro do ano passado, na Saks Fifth Avenue. A exposição viajou os EUA durante o ano todo de 2009 e, após um ano de viagens, os sapatos foram 







E, embora o 70º aniversário seja esse ano, o universo do Mágico de Oz nunca saiu de moda (e vocês vão ver que nunca saiu também do mundo da moda). Olha uns exemplos legais dessa presença. 














