segunda-feira, 27 de julho de 2009

As novas (e velhas) caras (e topetes) da música!

Bem, uma das últimas conversas a respeito da Rihanna é o novo penteado da cantora. Adotando um corte moicano bem radical, em um estilo punk chic, o novo cabelo adotado pela moça tem dividido opiniões (eu, pessoalmente, gosto demais da ousadia. O penteado é moderno e já tá virando moda nos USA). A mudança não seria repentina: o visual foi modificado exatamente para o lançamento do novo álbum da cantora, Rated R, que vai sair em dezembro de 2009. Uma maneira bem legal de causar comentários e chamar a atenção pro CD, né mesmo?
Mas, juntamente com a Rihanna, algumas cantoras já apresentam topetes bem poderosos na música. Recém-chegadas ou já calejadas dentro do meio musical, são donas de estilos diferentes, mas uma, ou melhor duas, coisas as unem: suas músicas foram feitas para dançar (das mais diversas formas) e seus penteados foram feitos para atrair a atenção.
¨
La Roux - O duo de eletropop (que tem a ruiva topetuda Elly Jackson como vocalista) veio para dominar as paradas musicais. De pouquinho a pouquinho, Elly, que surgiu na cena musical juntamente com Little Boots e Florence and The Machine no boom feminino da música em 2009, vem conquistando espaço com seu synthpop de forte pegada oitentista (a cantora já se revelou fã assumida de Annie Lennox, David Bowie e Prince). Com um som diferente e uma batida bem eletrônica e dançante, La Roux tem tudo para fazer sucesso nas pistas. E eu adoro o visual boyish da Elly, que não tem medo de parecer andrógina em seus clipes e fotos (por sinal, foi ela quem inspirou a foto do perfil do blog.).





VV Brown - Essa menina já está há um bom tempo na música, compondo músicas para outros artistas. A anteriormente chamada Vanessa Brown, traz um soul/pop que, se não é novo (vide a sensação de "cantoras herdeiras de Ella Fitzgerald" na fase Amy Winehouse Style), é divertido e movimentado. Saindo da linha melancólica de suas contemporâneas, Duffy e Adele, VV injeta uma super dose de batida da black music e dos grupos femininos dos anos 60, como The Shangri-las, aproximando-a mais de Outkast do que da citada Amy. Esbanjando energia e calor, suas músicas parecem ter sido feitas para dançar ao estilo dos Anos Dourados. Em julho, ela lançou seu álbum "Travelling Like the Light", pela UNIVERSAL Records. Merece ser ouvida (e dançada).




Robyn - a cantora sueca não é nenhuma novidade. Sucesso absoluto em seu país, a cantora começou a ser conhecida nos anos 90, com os hits dance/pop, "Show Me Love" e "Do You Know (What It Takes)". O reconhecimento mundial, porém, veio com o hit "With Every Heartbeat", parceria com o DJ (e também sueco), KLEERUP (acho que todo mundo já ouviu essa música, até na JOVEN PAN passava.). Desde então, o som da cantora vem passando por uma metamorfose, tornando-se mais eletrônico e apresentando influências do rap e do hip hop. O visual da cantora é um atrativo à parte. Andrógino e ousado (um fator que a aproxima demais da anteriormente citada, Elly Jackson), seu estilo lembra quem? quem? a Annie Lennox nos Anos 80 (seria ela uma musa das garotas que apostam no visual andrógino, visto que La Roux é fã dela?).

E falando nas parcerias da Robyn, a cantora lançou há pouco tempo uma música com os noruegueses do Röyksopp, chamado "The Girl and the Robot". O clipe é muito legal e nele a Robyn mostra porque é uma de nossas Divas do Topete.

Aí vai o link (todos os vídeos da música estavam com a incorporação desativada, então vai por link mesmo.)
http://www.youtube.com/watch?v=SfckrfOYAy4&feature=related

Janelle Monáe - Possuindo algumas similaridades com VV Brown ( inclusive no topete oval bem ao estilo anos 50, que a faz parecer um desenho animado japonês), Monáe apresenta um som bem legal, misturando o R&B/funk/pop de grupos como Outkast com uma batida mais eletrônica, que a aproxima de La Roux, por exemplo. Super performática, em seu álbum de estréia, METROPOLIS: The Chase Suite, a garota afirma ser uma andróide de outro planeta que veio do futuro (!). Assumindo a personalidade de Cindy Mayweather, a cantora mostra seu vozeirão (e topetão) e promete dar o que falar. Inclusive, o estilo dela já é algo bem peculiar, a cantora adora se vestir como um cantor da Motown, abusando de terninhos pretos e sapatos masculinos bicolores. Eu não reclamo, porque acho que tem tudo a ver com ela.

A seguir o short film para o single "Many Moons". Vale a pena assistir pela música e pelo estilão futurista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário