domingo, 25 de abril de 2010

DFB 2010 - Conexão Solidária

Se há questionamentos sobre o reconhecimento que o universo da moda confere à importância da produção sustentável e do retorno dessa produção à sociedade em que se insere, o desfile da Conexão Solidária, parceria com os estilistas André e Rafha Castro, abrindo o Dragão Fashion propõe mostrar que, pelo menos, existe abertura para a criação de novas propostas dentro do tema eco-design (só esperemos propostas realmente abrangentes e não apenas o lançamento fajuto de uma ínfima coleção que se venda como ecologicamente correta para conseguir lucros, tipo "Dragão Verde" ou algo assim).
A arte das rendeiras do estado transformou-se em roupas práticas, sensuais e confortáveis, apresentando-se delicadas em pequenos detalhes e fluidas em casaquetos e entradas de praia desestruturadas e recortadas. Os looks apresentados são bem modernos e a coleção volta-se a um consumidor dinâmico, alegre, que pode habitar tanto as praias ensolaradas do Nordeste quanto as do Rio de Janeiro. Os volumes são o grande destaque para o público feminino, mantendo a mulher com a silhueta livre e descompromissada. A sensualidade típica das peças da Mar del Castro (gurus dessa coleção da Conexão Solidária, né?) também se reflete nas roupas dessa coleção, com muita pela à mostra, bem a cara de um verão bronzeado. Para os que sentiram a falta de Gilvânia Monique no casting desse ano, as rendas de bilro e o trabalho bem artesanal apresentados prometem suprir essa carência.
Trabalho social realizado pelos irmãos da Mar del Castro (ok, terceira vez que falo isso. Reforço, meu povo, reforço), Conexão Solidária apresenta-se como uma mudança promovida na vida das trabalhadoras da renda, visando abrir a mente delas para a confecção de novas peças, o que foi sendo conquistado através de oficinas para a construção de novas modelagens. Só para se ter uma ideia do alcance desse empreendimento, são 23 comunidades beneficiadas somente no Ceará. É ótimo ver que Responsabilidade social pode ser sinônimo de roupa bonita e usável. Só cuidado: as próximas coleções precisam deslanchar pela qualidade (comprovada) das peças e não apenas pelo caráter de compromisso com a sociedade.

Fotos: Nathiara Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário