domingo, 27 de setembro de 2009

"Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o
caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho."

Honra, fidelidade, dignidade, humildade e simplicidade no modo de viver, aceitação da própria mortalidade e convívio com ela. Esses apenas alguns dos ideais da doutrina do Bushido, seguida pela nobre classe dos samurais. Um código de honra que fascina ainda hoje tanto a ocidentais e a orientais, principalmente em um mundo tão esvaziado de valores. Influenciado pelos preceitos do Budismo, Confucionismo e Xintoísmo, o Bushido guiou a vida dos guerreiros nipônicos, uma forma de iluminação ante à uma vida de violência e de permanente proximidade com a morte.
A moda, na sua ânsia de pegar o tradicional e (re)transformá-lo, absorve o mundo dos samurais para si e faz dele uma releitura em forma de produto. Os estilistas pegam suas próprias influências de vida e a mesclam a esse modo de vida tão particular, tendo, por semelhança, uma busca pela modernidade, pelo futuro, como se buscando ver o Bushido pelos olhos de alguém que vive imerso em tecnologia, em um mundo dominado pelo "novo".
¨
A seguir quatro coleções que chamam a atenção pela aproximação com o universo desses guerreiros ancestrais.
¨

Gareth Pugh
A coleção Fall 2008 de Gareth Pugh (demaisdemaisdemais) apresentou forte inspiração das vestimentas dos samurais. Estranha inicialmente, é uma releitura altamente futurista dos seguidores do Bushido, parecendo uma mistura de Predador com O Último Samurai. Os modelos parecem guerreiros alienígenas de um Japão do futuro (viajando..), pálidos e inexpressivos (se bem que todo modelo é inexpressivo na passarela.).

Eva Nyíri
A húngara apresentou, para a sua conclusão de curso, uma coleção intitulada "Black on Black", inspirada nas armaduras dos samurais. Ombros altamente marcados, o domínio absoluto do preto nas vestimentas e um tom altamente futurista chamam a atenção nessa coleção, que tem influência também dos robôs gigantes do Transformers, de filmes sci-fi, como Dune e Ghost in the Shell e da vibração melancólica do Portishead (uau!).

Zazo & Brull
A dupla de espanhóis apresentou no 080 Barcelona Fashion, no começo de setembro, sua coleção chamada "Bushido" (já dá pra saber que a referência aos samurais é explícita).

Em vestimentas representadas pelo azul, preto, vermelho e branco, principalmente, roupas cheias de volumes, ombros marcados e repletas de drapeados, Zazo & Brull pegaram as ombreiras e os peitorais das armaduras dos guerreiros do Sol Nascente para criarem uma releitura moderna, pegando muito do que está em voga, como volumes, silhuetas bem marcadas e ombros poderosos. O cabelo das modelos é uma atração à parte também, tirando inspiração dos rabos de cavalo dos samurais para criar uma mulher sexy e forte.

Thakoon
A coleção Spring/Summer 2010 da Thakoon, apresentada na NY Fashion Week é definida como "Samurai meets Surfer". Diferenciando-se dos nossos designers anteriores (daí o motivo por tê-lo colocado por último.), os modelos apresentados são leves e fluidos, claros, com cores mais leves (que combinam com um verão bem ensolarado) e estampas florais que remetem à arte do sumi-e. As "mulheres-guerreiras" apresentadas mostram roupas inspiradas pelos quimonos usados pelos samurais durante a época feudal mais do que nas armaduras. O cabelo é outro ponte forte: assim como na coleção de Zazo&Brull, os rabos de cavalo usados pelos homens no Japão feudal se tornaram penteados mais básicos.

Detalhes dos cabelos e da maquiagem das modelos:

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Elly Jackson ( a garota do La Roux) lançou esse mês o clipe de seu novo single "I'm Not Your Toy" e o colocou no Youtube. Como musa visual do blog, não poderíamos deixar de noticiar esse feliz acontecimento. No vídeo, Elly aparece cantando e fazendo lentamente os estáticos habitantes do que parece ser um hotel de veraneio ou spa dançarem (mesmo sem querer). O visual do clipe é incrível ( parece "O Alfaiate do Panamá" encontra "Um Príncipe em Nova York". Vejam o clipe e tentem compreender o que eu falei.). Só clicar na sexy imagem feita para o single e ver o vídeo!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sweden Rocks!

Moda+arte+boa música+gente legal = Invasão Sueca!

Fomos só no sábado (infelizmente) e adoramos! Do indie pop melancólico e sedutor de Britta Persson ao rock dançante e entusiasmado das meninas da Those Dancing Days, passando pela discotecagem de Julie e Fil, boa música não faltou. Una a isso as criações de alguns dos coletivos mais criativos existentes na cena da moda atual e você terá um verdadeiro sucesso em mãos. Em breve fotos da Britta (fofa demasiadamente) e das meninas da Those Dancing Days (lindas demasiadamente).

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pra inspirar.. Editorial "SPORTY FASHION"

Muito legal o estilo dessas fotografias. Antes de Alexandre Hercovitch e Alexander Wang pegarem inspiração em esportes (nesse caso, o futebol americano) para criarem suas coleções mostradas na NY Fashion Week 2010 (no caso de Hercovitch, também no SP Fashion Week), esse editorial de 2008 da Vogue China, intitulado "SPORTY FASHION" e estrelando a bela modelo Du Juan, já usou o tema esportivo para transformá-lo em alta moda. Tudo numa edição dedicada às Olimpíadas realizadas na China. Bem, os jogos olímpicos passaram, mas a atualidade do estilo mostrado, não.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

70 Anos do Mágico de Oz + A Magia do Universo de Oz

Em 2009, o filme "Mágico de Oz" completa 70 anos encantando crianças do mundo todo e de todas as gerações. A Warner Bros, em comemoração à data, tem realizado uma série de eventos nos EUA. Desde junho de 2009, um balão de ar comemorativo tem sobrevoado o território norte-americano na "2009 Wizard of Oz 70th Anniversary Hot Air Balloon Tour". E no dia 23 de setembro será realizado "The Wizard of Oz- Hi-Def Event", em que o filme será exibido simultaneamente em 400 salas nos EUA.
E os famosos sapatos de rubi usados por Dorothy Gale não podiam ser deixados de lado nessa comemoração, né mesmo?
Verdadeiros símbolos da cultura pop, os sapatos (que eram prateados na história original) ganharam releituras ultra modernas vindas das mentes criativas de 19 designers, simplesmente os mais famosos criadores de calçados do mundo. Moschino, Jimmy Choo, Betsey Jonhson, Sergio Rossi, Gwen Stefani (olha só a cantora em mais uma empreitada de sucesso no mundo da moda!), dentre outros poderosos criadores, emprestaram seus estilos característicos às místicas sapatilhas vermelhas. O projeto é uma parceria da Warner Bros com os Cristais Swarovski e teve seu lançamento dia 04 de setembro do ano passado, na Saks Fifth Avenue. A exposição viajou os EUA durante o ano todo de 2009 e, após um ano de viagens, os sapatos foram leiloados dia 10 de setembro juntamente com obras de arte baseadas no universo de Oz tiradas da coleção The Inspirations of Oz Fine Art Collection. A verba será revertida em prol do Elizabeth Glaser Pediatric AIDS Foundation, instituição que pesquisa as causas da doença (uma solução final incrível. Um clássico infantil ajudando crianças.).
Releituras modernas das sapatilhas de rubi feitas por diversos designers renomados em comemoração ao aniversário do Mágico de Oz
¨
E, embora o 70º aniversário seja esse ano, o universo do Mágico de Oz nunca saiu de moda (e vocês vão ver que nunca saiu também do mundo da moda). Olha uns exemplos legais dessa presença.
¨
T-shirts que tem designs inspirados em Oz e seus personagens (as ilustrações de baixo são vendidas pela UNIQLO. A gente já falou dela aqui.)


Brinquedos que tem por base o universo fantástico de Oz (até a Barbie e a Hello Kitty já saíram de Dorothy Gale)
¨
Editorial do NY Post baseado no filme
¨
Editorial da VOGUE US estrelando Keira Knightley em uma interpretação fashionista do Mágico de OZ. Fotografia de Annie Leibovitz
¨
http://curiozitycorner.blogspot.com/ (pra quem quiser ver novidades legais de Oz).