segunda-feira, 27 de julho de 2009

As novas (e velhas) caras (e topetes) da música!

Bem, uma das últimas conversas a respeito da Rihanna é o novo penteado da cantora. Adotando um corte moicano bem radical, em um estilo punk chic, o novo cabelo adotado pela moça tem dividido opiniões (eu, pessoalmente, gosto demais da ousadia. O penteado é moderno e já tá virando moda nos USA). A mudança não seria repentina: o visual foi modificado exatamente para o lançamento do novo álbum da cantora, Rated R, que vai sair em dezembro de 2009. Uma maneira bem legal de causar comentários e chamar a atenção pro CD, né mesmo?
Mas, juntamente com a Rihanna, algumas cantoras já apresentam topetes bem poderosos na música. Recém-chegadas ou já calejadas dentro do meio musical, são donas de estilos diferentes, mas uma, ou melhor duas, coisas as unem: suas músicas foram feitas para dançar (das mais diversas formas) e seus penteados foram feitos para atrair a atenção.
¨
La Roux - O duo de eletropop (que tem a ruiva topetuda Elly Jackson como vocalista) veio para dominar as paradas musicais. De pouquinho a pouquinho, Elly, que surgiu na cena musical juntamente com Little Boots e Florence and The Machine no boom feminino da música em 2009, vem conquistando espaço com seu synthpop de forte pegada oitentista (a cantora já se revelou fã assumida de Annie Lennox, David Bowie e Prince). Com um som diferente e uma batida bem eletrônica e dançante, La Roux tem tudo para fazer sucesso nas pistas. E eu adoro o visual boyish da Elly, que não tem medo de parecer andrógina em seus clipes e fotos (por sinal, foi ela quem inspirou a foto do perfil do blog.).





VV Brown - Essa menina já está há um bom tempo na música, compondo músicas para outros artistas. A anteriormente chamada Vanessa Brown, traz um soul/pop que, se não é novo (vide a sensação de "cantoras herdeiras de Ella Fitzgerald" na fase Amy Winehouse Style), é divertido e movimentado. Saindo da linha melancólica de suas contemporâneas, Duffy e Adele, VV injeta uma super dose de batida da black music e dos grupos femininos dos anos 60, como The Shangri-las, aproximando-a mais de Outkast do que da citada Amy. Esbanjando energia e calor, suas músicas parecem ter sido feitas para dançar ao estilo dos Anos Dourados. Em julho, ela lançou seu álbum "Travelling Like the Light", pela UNIVERSAL Records. Merece ser ouvida (e dançada).




Robyn - a cantora sueca não é nenhuma novidade. Sucesso absoluto em seu país, a cantora começou a ser conhecida nos anos 90, com os hits dance/pop, "Show Me Love" e "Do You Know (What It Takes)". O reconhecimento mundial, porém, veio com o hit "With Every Heartbeat", parceria com o DJ (e também sueco), KLEERUP (acho que todo mundo já ouviu essa música, até na JOVEN PAN passava.). Desde então, o som da cantora vem passando por uma metamorfose, tornando-se mais eletrônico e apresentando influências do rap e do hip hop. O visual da cantora é um atrativo à parte. Andrógino e ousado (um fator que a aproxima demais da anteriormente citada, Elly Jackson), seu estilo lembra quem? quem? a Annie Lennox nos Anos 80 (seria ela uma musa das garotas que apostam no visual andrógino, visto que La Roux é fã dela?).

E falando nas parcerias da Robyn, a cantora lançou há pouco tempo uma música com os noruegueses do Röyksopp, chamado "The Girl and the Robot". O clipe é muito legal e nele a Robyn mostra porque é uma de nossas Divas do Topete.

Aí vai o link (todos os vídeos da música estavam com a incorporação desativada, então vai por link mesmo.)
http://www.youtube.com/watch?v=SfckrfOYAy4&feature=related

Janelle Monáe - Possuindo algumas similaridades com VV Brown ( inclusive no topete oval bem ao estilo anos 50, que a faz parecer um desenho animado japonês), Monáe apresenta um som bem legal, misturando o R&B/funk/pop de grupos como Outkast com uma batida mais eletrônica, que a aproxima de La Roux, por exemplo. Super performática, em seu álbum de estréia, METROPOLIS: The Chase Suite, a garota afirma ser uma andróide de outro planeta que veio do futuro (!). Assumindo a personalidade de Cindy Mayweather, a cantora mostra seu vozeirão (e topetão) e promete dar o que falar. Inclusive, o estilo dela já é algo bem peculiar, a cantora adora se vestir como um cantor da Motown, abusando de terninhos pretos e sapatos masculinos bicolores. Eu não reclamo, porque acho que tem tudo a ver com ela.

A seguir o short film para o single "Many Moons". Vale a pena assistir pela música e pelo estilão futurista.

sábado, 25 de julho de 2009

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Para rir.. Lady GAGA vai à entrevista vestida de..Caco, o Sapo!

E Lady GAGA, conhecida por seu nada convencional estilo, cometeu um verdadeiro genocídio. Matou centenas de Caco, o Sapo (o simpático anfíbio dos Muppets) para fazer um casaco. Em entrevista a um canal alemão, a cantora apareceu usando a estranha peça. Bem, ela tem um estilo bastante particular, criado pra chamar a atenção, mas eu acho que esse vestuário já passou dos limites.

Por isso, mais do que concordo com a vingança do pobre anfíbio trucidado:

Para quem quiser dar uma olhadinha na entrevista:

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Feira Mix+Hey Ho

Feira Mix de Moda + Hey Ho
Let's Get It!

Serviço
Data: 30 de Julho, 20h
Local: Hey Ho Rock Bar - Rua José Avelino, no. 604, Praia de Iracema, Fortaleza-CE
Telefone: (85) 32193931
Marcas Participantes: Monstrengos, Loh, Iuzzy, Coletivo, Full Vinyl, Zahra Castanha
Bandas: Carango Abacaxi e Dago Red

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Para inspirar

Aproveitando essa onda de futurismo/glam/geometrismo que vem invadindo a moda atualmente ( como se pôde observar na maioria dos grandes desfiles ao redor do globo.), um artista que é a cara desse estilo merece ser citado: Kazuma Kaneko.

Character designer para a companhia de videogames (isso mesmo, games também podem ser arte!) Atlus (responsável pelo clássico gamer/cult/underground Shin Megami Tensei), é especialista em fazer releituras de personagens de diversas mitologias e religiões, conferindo um caráter hiper-realista, espacial e futurista a figuras conhecidas do imaginário humano, dos deuses do Olimpo aos anjos do Panteão Divino. Desenhos, à primeira vista estranhos e complicados, guardam uma beleza contemporânea e quebram padrões.
Interessante perceber os detalhes presentes nas roupas, nos calçados e ver a presença de muitos desses elementos nas passarelas atuais. (Alguém aqui lembra dos sapatos do desfile da Glória Coelho?). No fim, sem nem saber, moda e videogame também podem se relacionar.
E mais alguns desenhos dele:

The Dare Girl - SANA9

Ousar sem medo de ser feliz, oras! É disso que estamos falando! O estilo rocker ganha ares românticos com a saia (seria de fada?) e a tiara de lacinho.

Amy Girl - SANA9

E nossa querida Amy Girl está de volta! Dessa vez, acompanhada de uma amiga igualmente fofa e estilosa!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

domingo, 19 de julho de 2009

WABI SABI: A arte da Imperfeição

Todas as coisas são impermanentes
Todas as coisas são imperfeitas
Todas as coisas são incompletas
Sabedoria Budista

Bom, creio que hoje,todos estamos cansados de procurar pela perfeição, quer seja na moda, quer seja na rua. O estilo estético japonês, Wabi Sabi, sabe conciliar isso de maneira ímpar.
Wabi Sabi ao Redor

Masataka Matumura

Masataka Matumura, designer a frente da brand de moda masculina Giuliano Fujiwara, expert nesse segmento, sabe conciliar pefeitamente todas as nuances do wabi sabi com a moda das grandes fashion cities. Estudou moda na University of London, onde também teve aulas de psicologia, economia, sociologia além de outras ainda mais impressionates, como matemática. Em entrevista ao site japonês SHIFT, ele diz que a moda reflete movimentos sociais, e acredita que não hajam referenciais para a moda, pois não existe algo mais mutável.

Giuliano Fujiwara Fall 2009

Giuliano Fujiwara - Aoayama/Tokyo




Giuliano Fujiwara
Address: 1F Houei Bld. 6-8-18 Minami-Aoyama Tokyo
Tel (shop): 03 5469 5558
Tel (office): 03 5469 5606
http://www.giulianofujiwara.com